Ao falarmos em problemas relacionados a comunicação na empresa, devemos
pensar em todos os aspectos que envolvem a comunicação. Os aspectos técnicos e eletrônicos
não podem estar dissociados do elemento humano. Afinal, são as pessoas que criam
e enviam as mensagens. Por mais informal que uma mensagem de email possa
parecer, por detrás dela sempre existe uma pessoa querendo se comunicar e
naquele email está o que ela pretende dizer, carregado de cargas emocionais e
profissionais. Isto é, sempre nos comunicamos como um todo, de modo que a
comunicação na empresa sempre será humana e pessoal. Comunicar-se é
relacionar-se.
Para que a comunicação alcance os
resultados esperados e as falhas e distorções sejam eliminadas, é necessária
uma visão holística das pessoas e da empresa. Ainda que a empresa pareça
fragmentar-se, compondo-se de diversos setores e pessoas, ela deve ser
reconhecida como um corpo, onde todas as partes estão interligadas e são mutuamente
interdependentes. Qualquer falha na comunicação que afete uma única pessoa ou
grupo ou um único setor, consequentemente irá refletir-se em todo o restante da
estrutura organizacional. Uma única parte doente do corpo ou que não esteja
funcionando da maneira correta, afetará todo ele, porque essa parte é o corpo.
Ao se comunicar com um colaborador, por mais
secundária que seja a posição dele na empresa, o gestor deve estar certo de que
houve um fluxo de comunicação de excelência, sem distorções, de modo que o que
foi falado tenha sido entendido corretamente e está sendo posto em prática
também de maneira correta. Por sua vez, as lideranças e os colaboradores também
precisam enxergar a sua importância como parte de um todo, sabendo que um erro
num único setor da empresa refletirá negativamente em toda a sua
estrutura, porque esse setor é a empresa; e os colaboradores que nele
trabalham, também.
A visão holística não diz respeito apenas a
empresa como uma estrutura organizacional, mas também compreende as pessoas que
a compõem. Isto significa levar em conta o fator humano no processo de
comunicação, tanto nos seus aspectos positivos, aquilo que pode beneficiar a
comunicação; quanto nos negativos, aquilo que pode atrapalhá-la. Uma visão holística
do ser humano envolve a compreensão, aceitação e potencialização de suas
habilidades e competências, bem como dos seus aspectos emocionais, sociais,
culturais, educativos e até mesmo comportamentais e temperamentais. Este ser
humano holístico está associado indistintamente ao cargo que ocupa. Isto é, não
é uma função que é gerida, mas uma pessoa.
Embora possam haver problemas de
estrutura física que impeçam que um colaborador receba, retenha, interprete e
execute de maneira satisfatória uma mensagem, o caso é que os aspectos humanos
representam uma enorme parcela do problema ou da solução. Desta forma, manter uma
visão do todo e perceber os pontos críticos que impedem que a comunicação
empresarial alcance resultados, é imprescindível. Olhando somente para as
partes, para os problemas periféricos, é possível perder de vista o foco
principal do problema, impedindo que as mudanças necessárias sejam
implementadas. Mas isso só se torna possível quando cada elemento da organização
mantém a sua individualidade, mas sempre se considerando parte de um todo muito
maior.
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