sexta-feira, 18 de maio de 2012

Falhas na comunicação: uma visão holística (uma breve introdução)


Ao falarmos em problemas relacionados a comunicação na empresa, devemos pensar em todos os aspectos que envolvem a comunicação. Os aspectos técnicos e eletrônicos não podem estar dissociados do elemento humano. Afinal, são as pessoas que criam e enviam as mensagens. Por mais informal que uma mensagem de email possa parecer, por detrás dela sempre existe uma pessoa querendo se comunicar e naquele email está o que ela pretende dizer, carregado de cargas emocionais e profissionais. Isto é, sempre nos comunicamos como um todo, de modo que a comunicação na empresa sempre será humana e pessoal. Comunicar-se é relacionar-se.

            Para que a comunicação alcance os resultados esperados e as falhas e distorções sejam eliminadas, é necessária uma visão holística das pessoas e da empresa. Ainda que a empresa pareça fragmentar-se, compondo-se de diversos setores e pessoas, ela deve ser reconhecida como um corpo, onde todas as partes estão interligadas e são mutuamente interdependentes. Qualquer falha na comunicação que afete uma única pessoa ou grupo ou um único setor, consequentemente irá refletir-se em todo o restante da estrutura organizacional. Uma única parte doente do corpo ou que não esteja funcionando da maneira correta, afetará todo ele, porque essa parte é o corpo.

             Ao se comunicar com um colaborador, por mais secundária que seja a posição dele na empresa, o gestor deve estar certo de que houve um fluxo de comunicação de excelência, sem distorções, de modo que o que foi falado tenha sido entendido corretamente e está sendo posto em prática também de maneira correta. Por sua vez, as lideranças e os colaboradores também precisam enxergar a sua importância como parte de um todo, sabendo que um erro num único setor da empresa refletirá negativamente em toda a sua estrutura, porque esse setor é a empresa; e os colaboradores que nele trabalham, também.

             A visão holística não diz respeito apenas a empresa como uma estrutura organizacional, mas também compreende as pessoas que a compõem. Isto significa levar em conta o fator humano no processo de comunicação, tanto nos seus aspectos positivos, aquilo que pode beneficiar a comunicação; quanto nos negativos, aquilo que pode atrapalhá-la. Uma visão holística do ser humano envolve a compreensão, aceitação e potencialização de suas habilidades e competências, bem como dos seus aspectos emocionais, sociais, culturais, educativos e até mesmo comportamentais e temperamentais. Este ser humano holístico está associado indistintamente ao cargo que ocupa. Isto é, não é uma função que é gerida, mas uma pessoa.

            Embora possam haver problemas de estrutura física que impeçam que um colaborador receba, retenha, interprete e execute de maneira satisfatória uma mensagem, o caso é que os aspectos humanos representam uma enorme parcela do problema ou da solução. Desta forma, manter uma visão do todo e perceber os pontos críticos que impedem que a comunicação empresarial alcance resultados, é imprescindível. Olhando somente para as partes, para os problemas periféricos, é possível perder de vista o foco principal do problema, impedindo que as mudanças necessárias sejam implementadas. Mas isso só se torna possível quando cada elemento da organização mantém a sua individualidade, mas sempre se considerando parte de um todo muito maior.

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