sábado, 16 de junho de 2012

MEU PRIMEIRO EMPREGO - Conselhos simples e práticos para você iniciar bem sua carreira profissional e obter sucesso (Dê frutos onde você estiver plantado)



Conheça os seus direitos trabalhistas, isto será importante na hora de negociar cargos, salários e promoções.

Seja criativo. Não se atenha apenas ao que já existe e ao modo como as coisas são feitas. Procure formas diferentes de fazer as coisas e crie inovações que aumentem o rendimento do seu trabalho e o lucro para a empresa.

Resiliência: diante da pressão do dia a dia, pratique a resiliência, isto é, use os problemas para crescer.

Seja proativo: não espere que as coisas aconteçam, mas faça-as acontecer.

Crescimento: não se acostume nem se acomode com o lugar onde você está ou a função que exerce; tenha como objetivo crescer sempre.

Aprenda a lidar com as pessoas difíceis ao invés de ficar batendo cabeça com elas. 

Busque sempre o diálogo.

Administre o seu salário e faça uma poupança. Elimine gastos supérfluos e desperdícios.

Sinergia: aprenda a trabalhar em grupo e a somar com os seus colegas para o bem da empresa. Integre-se!

Temperamento: controle o seu temperamento. Lembre-se que você deve tratar bem as pessoas e ser profissional no seu ambiente de trabalho. Defina qual o seu temperamento e não permita que ele influencie negativamente no seu desempenho.

Mantenha o bom humor e um clima agradável onde você estiver.

Não use o celular além do necessário, principalmente em horário de expediente.

Tenha força de vontade para realizar suas tarefas, para aprender, resolver problemas, lutar por uma promoção.

Evite fazer ou ouvir fofocas, isto pode denegrir a sua imagem.

Saiba a diferença entre eficiência e eficácia.

Valorize as pessoas pelo que elas são e admire-as por aquilo que fazem por meio de suas competências e habilidades.

Trabalhe de maneira primorosa e mostre os seus valores, seus talentos e a sua capacidade.

Seja humilde e aprenda a servir.

Administre bem o seu tempo. Lembre-se: dentro da empresa, o seu tempo é para o seu trabalho.

Atente para a comunicação fluente e saudável.

Assimile as possíveis críticas recebidas, analisando-as e aplicando à sua vida profissional aquilo que for construtivo. Quanto às críticas destrutivas, não dê ouvidos e mostre através do seu trabalho sério que elas estão equivocadas.

Aproveite todas as oportunidades que aparecerem, seja para realizar um bom trabalho ou para alcançar uma promoção.

Seja honesto sempre e inspire confiança nos seus colegas e patrões.

Procure conhecer a empresa em que trabalha.

Mantenha uma postura educada no ambiente de trabalho. Não fale alto nem use linguagem vulgar e cheia de palavrões.

Se você trabalha diretamente com o público, evite conversas paralelas com seus colegas na frente das pessoas, principalmente aquelas pessoais, sobre o fim de semana, o quanto bebeu, com quem namorou, etc. Os clientes não estão interessados em saber.

Seja produtivo.

Respeite e obedeça aos seus patrões. Lembre-se de quem paga o seu salário. Na medida do possível, dê sugestões; se tiver certeza de que não deve realizar algo solicitado, apresente justificativas e mostre alternativas.

Cultive amizades saudáveis no ambiente de trabalho. É mais produtivo ter amigos, aliados, do que inimigos.

Jamais despreze instruções e ensinos. Somente os sábios sabem que nada sabem.

Respeite a opinião dos outros. Aprenda a ouvir atentamente o que as pessoas têm a dizer e jamais faça críticas.

Fique por dentro das suas atribuições na empresa e cumpra com o que foi acordado da melhor maneira possível, independente se os seus colegas estão fazendo a parte deles ou não.

Não abandone o setor em que trabalha constantemente e por motivos fúteis. Funcionários que “voam” demais acabam se dando mal numa avaliação de desempenho.

Procure entender o ambiente interno da empresa, identificar seus pontos fortes e fracos e propor formas inovadoras para melhorar o que for preciso.

Procure entender também o ambiente externo, as oportunidades e ameaças que possam prejudicar a empresa e seja assertivo. Mostre preocupação com essas coisas e se alie a seus patrões para superar as tormentas ou abraçar a bonança.

Mantenha uma autoavaliação constante do seu desempenho e faça os ajustes necessários para trabalhar cada vez melhor e produzir mais.

Avalie o seu comportamento na empresa, como usa a emoção e a razão e como mantém suas relações interpessoais.

Tenha iniciativa. Não espere que as coisas aconteçam, mas faça-as acontecerem. 
Busque as melhores oportunidades e tome as decisões mais acertadas.

Aprenda que é necessário correr riscos, mas sempre de maneira pensada e calculada. Não meta os pés pelas mãos.

Seja persistente, mesmo quando as coisas não parecerem funcionar ou quando não obtiver o retorno esperado.

Comprometa-se com aquilo que faz e com a empresa em que trabalha. A falta de comprometimento gera displicência e afasta as possibilidades de êxito.

Estabeleça metas para a sua vida profissional, não somente pessoal, mas com relação à empresa onde trabalha: onde você quer chegar com ela ou para onde você deseja levá-la.

Mantenha excelentes contatos com pessoas (clientes, fornecedores, concorrentes, colegas, patrões) com que possa debater ideias e buscar apoio.

Seja alegre e jamais desconte nos outros seus problemas pessoais.

Não aponte apenas os problemas, mas saiba apontar também as soluções. Apresente formas criativas de resolver as coisas e fazer diferente para obter melhores resultados.

LEMBRE-SE: Você deve dar frutos onde estiver plantado. A árovre que não dá frutos acaba sendo cortada e substituida por outra.

Pense nisso!

Contatos: Mizael de Souza Xavier - mizaelsouzax@hotmail.com

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